Comics | Harrow County vol. 3 de Bunn, Crook e McNeil


Arrepiante! Harrow County volta a não desapontar.
Harrow County Volume 3 é uma pausa para respirar na história de Emmy e absorver o rico universo que Bunn e Crook criaram. O southern gothic que não vão querer perder.


Ao contrário dos outros volumes, este é um volume de short-stories com artistas convidados. Estas histórias permitem-nos explorar algumas personagens secundárias como o Rapaz sem Pele, cujo background é bem interessante, Bernice e também um pouquinho mais de Emmy. 


A primeira história do Rapaz sem Pele é de um artistas convidados pelo que se nota que o grande cunho artístico de Harrow County desliza, mas não vejam isto como algo negativo. A visão do artista recupera alguns elementos tradicionais como as cores aguareladas e dá-lhes uma nova vida. Foi bom conhecer uma outra visão artística das mesma história, para além de contar e decifrar um dos maiores mistérios que perseguiam o leitor desde os volumes 1 e 2. Acaba por ser um desfecho trágico e belo que nos faz pensar em quem realmente somos e o que nos torna nós mesmos.


A segunda história é a mais longa e conta já com a arte de Crook. Uma das mais importantes histórias para o universo Harrow County, uma vez que explora novos níveis de magia. O foco principal deste arco é Bernice, a amiga de Emmy, e o local onde vive. Acaba por trazer uma maior riqueza e dinâmica para a trama com a grande revelação que nos é feita. Também nos faz perguntar qual é o papel de Bernice neste jogo de sombras, não podíamos pedir melhor mistério!


A terceira história é a mais triste e diferente ao que estamos habituados. A arte Hannah Christenson permite chegarmos a situações que não imaginaria com Crook. Com traços muito finos e ao estilo digital faz-nos acompanhar Emmy numa jornada para compreender uma casa assombrada. Emmy e a sua moralidade são postos em cheque tal como o futuro da nossa protagonista. Até que ponto é ela livre para tomar as suas decisões? Que pode fazer para tornar aquele condado num sítio melhor? O elemento sobrenatural e as questões éticas e filosóficas que nos são postas apenas tornam Harrow County numa das melhores obras de terror fantástico dos últimos anos. 


Outra coisa maravilhosa nas edições da G Floy é que no final há sempre uma parte dedicada a esboços e anotações que para aqueles que apreciam arte, como eu, vos maravilhará. Nesta edição são destacados os enormes e característicos esboços que abrem os capítulos mas também um pouco do processo de aplicação das cores tão características de Harrow County. É uma obra para se ler e apreciar. Harrow County já tem um lugar especial no meu coração. 

Terror, fantasia, suspense. Harrow County tem todos os ingredientes para se tornar num marco da banda desenhada.



Enviar um comentário

0 Comentários