Ficção Científica | Carbono Alterado de Richard Morgan

21:09


A ficção científica de que todos nós precisávamos!


Todos os humanos possuem um chip que lhes permite transferir a sua consciência para outro corpo, sem nunca morrer. Contudo podem ser armazenados e ter corpos menos bons, um mundo onde a morte poderá não ser o pior castigo. É nesse mundo que Takeshi Kovacs acorda num novo corpo, mais especificamente no planeta Terra. Rapidamente descobre que não tem opção se não trabalhar para o multi-milionário Bancroft que crê que o seu último corpo foi assassinado. Kovacs é incumbido de investigar a morte de Bancroft que já vive à centenas de anos num corpo - manga - clone.


A história segue o ritmo de um policial, ora lento ora vertiginoso, pela primeira pessoa, Takeshi. Morgan criou um mundo noir onde os homens não temem a morte e onde o ser humano tem os seus defeitos exponencializados. Com uma escrita com laivos do mestre Philip K. Dick - bem como um ambiente muito Blade Runner. - o autor consegue transmitir uma história na qual rapidamente imergimos. 


O desenvolvimento do mundo distópico de Morgan foi feito na medida certa e ao ritmo perfeito acrescentando o background das personagens pontualmente. A maneira como está construído remete-nos para os livros de ficção científica soft  popularizados pelo já referido Philip K. Dick. Consequentemente, as temáticas focam-se nas relações humanas e nas questões de o que nos torna humanos ou para que serve a vida. 


Também a questão da globalização, papel da ONU e outras temáticas políticas são tratadas através de uma conceptualização de paradigmas futuros. A isto acresce-se questões de religião muito bem desenvolvidas e que permitem o leitor questionar-se como reagiriam a uma vida imortal.
 Carbono Alterado foi habilmente escrito entrecruzando todas essas temáticas num policial que fará certamente com que aqueles que torcem o nariz à ficção científica se convertam.


Em relação às diferenças com a série, não são assim muitas descolando-se apenas nos pormenores. Como é o caso do hotel O Corvo com a temática Edgar Allen Poe, que no livro passa a ser The Hendrix, com uma temática psicadélica. Algumas relações entre as personagens são exploradas de maneira diferente, i.e, temos o ponto de vista apenas de Kovacs. Algumas personagens perdem as suas relações, Kovacs não possuí a mesma irmã do que na série e Ortega não está tão presente. É uma leitura muito mais psicológica do que a leitura feita pela série televisiva da Netflix. 


Carbono Alterado é uma imersiva e viciante leitura, cheia de reviravoltas e questões éticas que transformam o leitor. Se ainda não estão rendidos à ficção científica, Carbono Alterado promete mudar a vossa opinião. Para aqueles que estão a acompanhar o novo fenómeno da Netflix, certamente não vos irá desiludir, antes pelo contrário irá maravilhar-vos a maneira como o autor faz crescer este mundo noir
Arrebatador. Carbono Alterado é o melhor que a ficção científica oferece. 



Interessados em adquirir um exemplar? Comprem pelo nosso link :)

You Might Also Like

0 comentários

Afiliado

Membro

Professional Reader