Ficção Científica | Aniquilação de Jeff Vandermeer

14:30


O mais brilhante e surreal livro desde que Alice caiu pela toca do coelho! 


Uma expedição irá investigar uma área onde ocorrem estranhos fenómenos na Terra. Das expedições posteriores os sobreviventes morreram em pouco tempo nunca chegando a desvendar o que realmente ocorre na Área X. Aniquilação segue a história de uma bióloga que se irá embrenhar nestes estranhos acontecimentos e descobrir os monstros que vivem na Área X.


Através de uma narrativa na primeira pessoa, Vandermeer cria uma atmosfera surreal, bela e distorcida no espaço. Ler Aniquilação é o mesmo que caminhar por um solo pantanoso embrenhando-se cada vez mais fundo e deixar-se ir. A história é de uma ficção científica surreal pontuada por um horror fantástico. Há uma escrita tão pessoal que o leitor se vê ligado à bióloga de uma maneira inexplicável. A empatia, que julgo ser um dos maiores trunfos do autor, com as personagens tornam a leitura numa melancolia poética divinal.


A premissa recorre ao mistério em volta do que todas as expedições têm de investigar, o Farol, mas faz pausas para pequenas tramas que mudam as personagens. Como uma simples Torre com letras cravadas por micro-organismos que conduz a um mistério. Quem estará a escrever aquelas frases? Porquê? E acima de tudo: Como?


O que mais me despertou à atenção nas primeiras páginas foi o facto de Vandermeer nunca utilizar um nome próprio. Todo o livro é contado através de nomenclaturas como a bióloga, a psicóloga, eles, o meu marido. Esse pormenor acaba por tornar a leitura em algo diferente, louco e absorvente. Há todo um segredo que não é desvendado.

Um livro que só se compara a Alice no País das Maravilhas, devido ao surreal tão real que nos é apresentado. Difícil ficar indiferente aos temas explorados que colocam em cheque a sociedade actual, mas também o que nos torna humanos - não fosse ser este um bom livro de ficção científica (FC).
Em relação ao filme da Netflix, apresenta notórias diferenças como seria de esperar, contudo proporciona o mesmo espírito, mais mistérios e revelações.

Definitivamente, uma das melhores leituras de FC dos últimos tempos. Misterioso e absorvente, é impossível ficar indiferente a Aniquilação. 






You Might Also Like

0 comentários

Afiliado

Membro

Professional Reader